segunda-feira, 8 de março de 2010

Boa noite, bela adormecida

Até onde vai a comemoração do dia das mulheres? Se formos pensar em tantos preconceitos que não foram derrotados e tantas piadinhas infames, não escolheriam data melhor para nos prestigiar. Em 8 de março de 1857, operárias que protestavam por melhorias no trabalho foram trancadas na fábrica que, por sua vez, foi incendiada.

Sim , as mulheres conquistaram e ainda lutam por um espaço maior. Grandes vitórias e algumas persistentes derrotas.

As mulheres conquistaram o direito de votar, mostraram que educação não é só para homens, saíram de casa em busca de emprego. Não se deve menosprezar as barreiras que foram passadas.

Essa estrada de corrida aos direitos iguais, porém, ainda não foi completada. Apesar da participação maior na área de trabalho, os salários femininos continuam inferiores aos masculinos. Segundo o Estadão, as mulheres ganham salários com valor 27,7% menor que os dos homens. Parece piada, mas ainda somos discriminadas por sermos mulheres.

Teoricamente somos evoluídos e enchemos a boca para dizer que estamos no século XXI, será que um dia de comemoração seria o bastante para destruir esses retrocessos? Não precisamos de um dia de comemoração, precisamos de mais respeito e derrubar todos esses perturbados obstáculos. O que tem para nos oferecer é apenas um dia para que possamos dizer que já fomos pior retratadas. Poderíamos parar de hipocrisia e encarar as inúmeras lutas que virão. Boa noite e espero ter perturbado seus sonhos inocentes aos olhos de um mundo trapaceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário